Motivação no ambiente de trabalho

A palavra motivação é bem conhecida e no ambiente de trabalho ela deve estar presente, saiba como.

A motivação é um conjunto de processos que dão ao comportamento humano uma intensidade para melhorar o desenvolvimento de tarefas. Essas tarefas podem ser em conjunto (como em uma empresa ou grupo de pessoas que executam trabalhos) ou individual. Pessoas motivadas tendem a garantir a qualidade e quantidade de trabalhos, além de se sentirem bem dispostas e com intenção de prosseguir com a tarefa, por isso é tão importante.

Há dois fatores que influenciam a motivação: Fatores higiênicos ou básicos (externos) e fatores motivacionais (internos).

  • Fatores higiênicos ou básicos (externos): O nome é estranho, mas você o deve conhecer bem. Ele faz parte da estrutura da empresa como: distância do local de trabalho até a casa, salários, benefícios, clima organizacional, cultura organizacional, iluminação, equipamentos, conforto e segurança.
  • Fatores motivacionais (internos): Está ligada diretamente a execução de tarefas que envolvem a realização pessoal, prestígio, reconhecimento, elogios, tipos de atividades exercidas e grau de responsabilidade.

Para melhorar o ambiente de trabalho certifique-se que os passos abaixo estão em conformidade, assim saberá se a sua empresa é um espaço que motiva os funcionários.

  1. Estrutura física: espaço descontraído e diferenciado que acolha os funcionários de maneira confortável, mas que não tire o foco da principal tarefa a ser feita.
  2. Qualificação: Aposte em qualificação para os colaboradores. Com o avanço da tecnologia isso se torna fácil e acessível. Além disso, cursos e treinamentos são sempre bem vindos.
  3. Reconhecimento: Reconheça os erros e acertos dos funcionários, faça elogios e crie metas alcançáveis para serem comemoradas quando cumpridas.
  4. Qualidade de vida: Crie espaço para que os funcionários possam se alongar ou até mesmo praticar exercícios rápidos em intervalos de tempo. Por exemplo: 5 minutos para alongar a cada 50 minutos de trabalho. Em profissões que necessitam do uso de computadores isso é muito bem vindo.
  5. Atividades sociais: Comemore com sua equipe, faça festas de fim de ano como o popular amigo secreto, homenageie os aniversariantes e celebre datas importantes.
  6. Hierarquia organizacional: Isso mostra aos funcionários a oportunidade de crescer dentro da empresa.

Para estabelecer um ambiente motivado não se esqueça de ser aberto com seus funcionários e sempre conversar de forma moderada a respeito dos assuntos que o cercam, isso traz proximidade para esclarecer dúvidas cria laços entre todos. A comunicação é essencial. Além disso, estude o perfil de sua equipe e saiba quais as tarefas e funções mais indicadas para cada um.

 

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