A importância da ética nas relações de trabalho

 

Você sabe o que é ética nas relações de trabalho? Nesse post você vai encontrar seu significado e como aplicá-la!

Para falarmos da ética no trabalho vamos começar pelo capitalismo. Podemos resumir o capitalismo como um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pela acumulação de capital. Devido a isso a exceção do trabalho em troca de um salário em dinheiro é evidente para que a economia do país flua e atenda às necessidades de cada cidadão.

Em todas as profissões existem pessoas que estão lá para executar uma ou diversas ações, desde que não sejam executadas por maquinário. Essas pessoas precisam conviver bem entre si para que não haja discordâncias, atitudes e rixas desnecessárias que atrapalham o rendimento do trabalho e abuse fisicamente ou psicologicamente o trabalhador.

Por isso a ética nas relações de trabalho entra para que essa ordem seja cumprida, caso o contrário pode haver medidas decisórias para cada grau de atitude tomada.

A ética é o conjunto de regras, princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade, são princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento. No trabalho ela é tão necessária quanto na vida fora dele.

Veja algumas dicas para executar a ética no ambiente de trabalho:

  • Respeite as regras internas, diferenças, opiniões e pessoas;
  • Seja humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir críticas e sugestões;
  • Nunca faça algo que você não possa assumir;
  • Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação;
  • Faça críticas e repreensões diretamente para a pessoa em questão;
  • Evite fofocas e o “falar pelas costas”;
  • Não invada a privacidade dos colegas de trabalho. Mexer na mesas, gavetas e computadores pessoais são exemplos;
  • Reconheça seus erros e acertos;
  • Ajude sempre que possível.

As pessoas se especializam para executar certos tipos de trabalho, outras apenas se inserem no meio de maneiras diversas. A facilidade para lidar com alguns aspectos e áreas pode ser uma porta para cargos altos e promissores, já a falta de experiência ou especialização as deixam com cargos simples, porém necessários, visto que nenhuma profissão deve ser desprezada, todas se complementam. O respeito deve vir sempre em primeiro lugar, juntamente com a ética. Pratique!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *